top of page

O poder da palavra "cuidar"

  • umolharpararecomec
  • 31 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Muitas vezes me pego pensando sobre como "cuidar" e "ser cuidado" tem importância na nossa vida.


Até descobrir o câncer eu não me permitia ser cuidada por ninguém. Olhando para trás e vendo a minha família, eu percebo que não fomos ensinadas a recebermos ajuda, a sermos cuidadas.


Eu e minha irmãs somos muito parecidas neste aspecto. Todas independentes desde cedo, saímos da casa de nossos pais muito cedo, fomos estudar, cuidar da família, trabalhar e batalhar por uma vida melhor. Lembro sempre da minha mãe e meu pai falando que eu deveria estudar para ser alguém na vida e ter minha casa, um carro e todas as outras "coisas" que eu quisesse. Eles também falavam que era importante casar e ter uma família, mas só depois de ter me formado e ter minha independência. Isso fez com que eu me tornasse uma pessoa mais forte e batalhadora mas também fez com que eu vestisse uma armadura.


Uma armadura que protegeu mas que também afastou. Uma armadura que ajudou a esconder a minha sensibilidade, meus medos. Uma armadura que não me deixava ser vulnerável.


Eu sempre achei isso ótimo! Ser forte, independente e não precisar de ninguém. Até que a vida me mostrou que eu estava enganada. Ser cuidada é bom, receber carinho e amor é maravilhoso. Estar vulnerável em determinados momentos nos conecta ainda mais com as pessoas. A nossa fragilidade mostra que aqui deste lado tem um ser humano que sente, que sofre e que chora.


Quando eu precisei ser cuidada por causa das cirurgias e tratamento eu descobri o quanto é bom e o quanto isso nos faz bem. Não foi fácil tirar a armadura. Confesso que eu ainda visto ela muitas vezes, mas hoje já tenho consciência sobre ela e por isso fica mais fácil entender que eu devo me desapegar dela cada vez mais.


Eu tenho pessoas ao meu lado que me cuidam, que me dão carinho e apoio. Mas só agora eu consigo ver e permitir isso.


Cuidar é bom! Ser cuidada também! Tire sua armadura também :)


Com carinho,


Simone



ree



 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2021 por Um Olhar para Recomeçar. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page