E 3 anos se passaram...
- umolharpararecomec
- 18 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Há exatos 3 anos, em uma sexta-feira à noite, eu descobri através do resultado de um exame que eu estava com câncer.
Foi em 18/10/2019. Sozinha em casa, peguei o resultado de alguns exames que minha médica ginecologista havia pedido e que por dias e dias eu havia esquecido de pegar.
Foi um choque e tanto ler a palavra: adenocarcinoma. Não precisa ser um especialista para saber o que ela significa. Mas não é exatamente sobre a descoberta que quero falar hoje.
Ao me dar conta desta data me passou rapidamente um filme pela cabeça. Momentos de tensão, de carinho, de cuidados, de dor, de descobertas. Um infinidade de desafios ao longo de mais ou menos 2 anos e meio entre cirurgias, radio, quimio...
E durante todo esse tempo muitas coisas foram ficando mais claras para mim. Refleti e ainda reflito sobre tudo o que eu precisava melhorar na minha vida. Isso com certeza foi o maior ganho que o câncer me trouxe: aprender a ser uma pessoa melhor para mim e para as pessoas que estão à minha volta.
Aprendi a dizer não para aquilo que não quero (ainda estou aprendendo rsrs). Isso sempre foi muito difícil para mim. Eu achava que precisava estar sempre disponível para tudo e para todos. O medo da não aceitação muitas vezes nos escraviza e saber dizer não para poder dizer sim para tudo aquilo que me faz bem foi libertador.
Esses medos e crenças que carregamos conosco durante uma vida inteira só nos fazem mal mas nem sempre temos a capacidade de identificá-las. Não é uma tarefa fácil e exige muito auto conhecimento, algo que aliás tenho procurado exercitar com mais frequência.
Eu acredito que tudo o que já vivemos e tudo aquilo em que acreditamos molda nossa vida, nossas escolhas e nossos valores. Muitas vezes é preciso mudar mas nem sempre é fácil. Por vezes precisamos de um "empurrãozinho" e no meu caso foi o câncer.
Refletindo hoje, não sei como estaria minha vida se eu tivesse continuado a viver como eu vivia antes do câncer, não posso afirmar se estaria melhor ou pior. Mas posso afirmar que a vida que eu descobri depois do câncer está muito interessante.
Criei coragem para enfrentar alguns medos e traçar um novo caminho. Me sinto mais forte, mais bonita e mais interessante. Sinto que o que eu tenho aqui dentro reflete minha postura ali fora e que se antes eu achava que precisava da aprovação das pessoas para seguir meu caminho, hoje já não penso mais assim.
Quero e valorizo muito quem está ao meu lado, me apoiando, me entendendo e me estendendo a mão sempre que preciso. Por causa disso descobri que não podemos apenas pedir e nem tão pouco apenas nos doar.
As relações mais interessantes são aquelas em que há o equilíbrio. Aliás, equilíbrio é o que mais tenho buscado. Ainda longe de ser o que eu imagino, mas acredito que estou no caminho.
Hoje eu olho para trás e lembro de tudo o que aconteceu e acolho como sendo a mola propulsora para uma nova vida, um novo olhar para recomeçar :)
Com carinho,
Simone
18/10/2022



Comentários